Fundação Cargill Organiza Oficinas de Alimentação em Três Lagoas

Notícias

Fundação Cargill Organiza Oficinas de Alimentação em Três Lagoas

Escolas públicas e comunidade participam de ações de voluntários em visita interativa à fábrica da Cargill

 

A Fundação Cargill reuniu em Três Lagoas membros da comunidade em que a fábrica da Cargill está localizada, alunos da Escola Estadual José Ferreira e da Escola Municipal Ramez Tebet e produtores do Assentamento 20 de Março para participarem de oficinas sobre alimentação organizadas pelos voluntários da instituição.

“Realizado para lançar o nome ‘Semeando Futuro’, que intitula o Programa de Voluntariado Corporativo da Cargill, esse evento refletiu o que buscamos para as nossas ações: engajar os funcionários e voluntários, nossos parceiros e a comunidade onde estamos inseridos,” afirmou Alice Damasceno, gerente da Fundação Cargill.

Com 20 anos de atuação nas comunidades em que a Cargill atua, o programa conta com 620 voluntários engajados em promover uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível.

 

Como funciona a oficina de educação nutricional

Por meio de jogos interativos, crianças e adultos foram inseridos no conceito dos grupos alimentares, segundo as funções dos alimentos (energéticos, construtores e reguladores).

O conceito incentiva, de forma simples, a escolha dos alimentos na hora da montagem do prato, para que as pessoas consumam refeições saudáveis e equilibradas.

Oficinas de Alimentação em Três Lagoas

Os adultos também aprenderam sobre como ter acesso ao seu próprio alimento de uma maneira simples e de baixo custo por meio de uma horta doméstica e como preparar receitas nutritivas e ao mesmo tempo saborosas, aproveitando os alimentos de maneira integral e evitando o desperdício, a um custo acessível para a maioria das famílias.

O evento contou ainda com a participação dos produtores do Assentamento 20 de Março, que montaram uma “feira livre” na saída da fábrica com os alimentos produzidos no Assentamento.

Em 2013, estes produtores iniciaram a comercialização de sua produção acessando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Fundação Cargill contribuindo com alimentação saudável

Atualmente, a venda de hortifrútis é a principal fonte de renda de vinte famílias produtoras. O projeto “Do campo à cidade”, apoiado pela Fundação Cargill em 2016, pretende agregar valor aos insumos produzidos na horta, garantindo a produção e comercialização permanente, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos produtores e ofertando alimentos adequados e saudáveis para crianças e adultos .

Veja mais

Nutrindo Soluções Locais – 5ª Edição
Nutrindo Soluções Locais - 5ª Edição
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...